JESUS - O Senhor da Vinha !!!

JESUS - O Senhor da Vinha !!!

17 de março de 2010

Homem? - Pastor? - Quem é esse?

O pastor é um soldado em combate. Ele vive cercado de inimigos por todos os lados. Todos estes inimigos são gigantes.

Cercado por dentro. Ele tem de lutar contra os próprios medos; os próprios pecados; as próprias fraquezas, desejos e angústias. Tem de lutar contra a solidão (a qual sua posição muitas vezes o leva). Tem de lutar contra a própria insensatez, impaciência e incompetência. Tem de lutar contra as necessidades materiais, conjugais e familiares; inimigos gigantescos.

Cercado a esquerda. Ele tem de lutar contra as vãs filosofias e sutilezas malignas que adentram o rebanho para dispersar as ovelhas, confundir, corromper e distorcer a verdade, à qual têm por missão defender. Ele tem de lutar contra os falsos ensinos, que mantêm prisioneiras do engano as pessoas que precisa alcançar.

Cercado a direita. Ele tem de lutar contra a ingratidão do povo, a incompreensão e a crítica (característica comum daqueles por quem está dando o sangue).

Cercado por trás. Ele tem de se defender dos companheiros que, apesar de estarem na mesma frente de batalha, atacam-lhe pelas costas como se inimigos fossem.

Cercado na frente. Ele tem de lutar contra os prazeres que o mundo oferece para seduzir as pessoas, pois a sua missão é cuidar, defender e resgatá-las. Tem de enfrentar ainda a indiferença, a apatia e a falta de entusiasmo dessas pessoas para com as coisas de Deus; tentando motivá-las.

Cercado por baixo. Ele tem de lutar contra o diabo e as suas hostes malignas, que fazem oposição a Deus e à Sua obra; obra esta da qual foi constituído fiel depositário. Como se não bastasse a luta, esse homem é cobrado por Deus, pela sociedade, pela sua denominação, pelo seu rebanho, pelos colegas de ministério, pela família e até por si próprio.

Este homem não pode esperar recompensas enquanto batalha. Ele sabe que só será recompensado após o fim da guerra, quando encontrar pessoalmente com o seu General.Quem pode suportar tamanha luta, tamanhos inimigos, tamanha pressão? Quem é suficiente para esta batalha?
Eclesiastes 9:10 lhe diz: "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças". Mas esse homem sabe que a missão que lhe foi confiada por Deus está muito além das suas forças.
Ele têm consciência que, como Davi, sozinho, jamais poderá vencer o gigante que amedronta todo o exército; só poderá vencer se for na força do Senhor. Então, o pastor é um soldado valente, porém, fraco. Ele está cônscio das próprias limitações; mais do que qualquer outra pessoa. Mas, como o Paulo, o apóstolo, sabe que o poder de Deus se manifesta na sua fraqueza. Por isso, a sua força é extraída unicamente da graça que há em Cristo. Apegado à essa graça, ele sofre todas as aflições, como bom soldado, na certeza de que um dia há de reinar com o seu vitorioso General.

MORAL E ÉTICA

ESSAS DUAS PALAVRAS SÃO MUITO CONFUNDIDAS PELAS PESSOAS. CONFUSÃO ESTA QUE PODE, OU NÃO, SER RESOLVIDA COM O ESCLARECIMENTO DOS DOIS TEMAS:

MORAL TEM SUA ORIGEM DO LATIM, QUE VEM DE "MORES", SIGNIFICANDO COSTUMES. MORAL É UM CONJUNTO DE NORMAS QUE REGULAM O COMPORTAMENTO DO HOMEM EM SOCIEDADE, E ESTAS NORMAS SÃO ADQUIRIDAS PELA EDUCAÇÃO, PELA TRADIÇÃO E PELO COTIDIANO. EXPLICA-SE MORAL COMO A "CIÊNCIA DOS COSTUMES", SENDO ALGO ANTERIOR A PRÓPRIA SOCIEDADE. A MORAL TEM CARÁTER OBRIGATÓRIO.

ÉTICA VEM DO GREGO "ETHOS" QUE SIGNIFICA MODO DE SER. ÉTICA É DEFINIDA COMO UM "CONJUNTO DE VALORES QUE ORIENTAM O COMPORTAMENTO DO HOMEM EM RELAÇÃO AOS OUTROS HOMENS NA SOCIEDADE EM QUE VIVE, GARANTINDO, IGUALMENTE, O BEM-ESTAR SOCIAL", OU SEJA, ÉTICA É A FORMA QUE O HOMEM DEVE SE COMPORTAR NO SEU MEIO SOCIAL.

COMO PODEMOS PERCEBER A MORAL SEMPRE EXISTIU, POIS TODO O SER HUMANO POSSUI A CONSCIÊNCIA MORAL. ESTA SURGIU REALMENTE QUANDO O HOMEM COMEÇOU A FAZER PARTE DE AGRUPAMENTOS, ISTO É, QUANDO SURGIU A SOCIEDADE. JÁ A ÉTICA SURGIU COM SÓCRATES, QUANDO ESTE EXPLICOU QUE AS NORMAS MORAIS NÃO É SOMENTE O HOMEM AGIR POR TRADIÇÃO, EDUCAÇÃO OU HÁBITO, MAS PRINCIPALMENTE POR CONVICÇÃO E INTELIGÊNCIA.

ENFIM, ÉTICA E MORAL SIGNIFICAM "RESPEITAR A VIDA, PRINCIPALMENTE A VIDA ALHEIA".

ADAPTADO DO: A MORAL E A ÉTICA DO HOMEM POR DEISE DE LIMA TREBESQUI

16 de março de 2010

EM TUAS MÃOS ENTREGO O MEU DESTINO

Alguns botânicos exploravam certas regiões montanhosas à procura de novas espécies quando, através de binóculos, avistaram uma flor desconhecida encravada numa estreitíssima fresta de uma encosta muito inclinada.
Somente seria possível pegá-la se uma pessoa pequena e leve concordasse em ser baixada por meio de uma corda. E eles pediram a um menino que estava na expedição que aceitasse a tarefa.
O pequeno olhou para o fundo do abismo, deu meia-volta, saiu em direção ao acampamento e disse-lhes que voltaria num instante.
Algum tempo depois ele voltou trazendo o pai pelas mãos e explicou suas condições:
- Eu descerei para pegar a flor, se o meu pai segurar a corda.


Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.
Isaías 26.3

Confissões - Santo Agostinho

“Eu desejo me recordar de minha maldade passada e de toda a minha corrupção

carnal não porque eu ame ou me orgulhe de tais memórias, mas exclusivamente

para que eu possa amar mais a Ti, meu Deus. É, portanto, por amor a Ti que eu

realizo este ato de lembrança.”

Santo Agostinho

Confissões - Santo Agostinho

“Honra, poder de dar ordens e estar em comando têm sua própria forma de

dignidade, embora daí também se origine a ânsia da auto-afirmação. Ainda assim,

na aquisição de todas estas fontes de

status social não devemos nos afastar de ti,
Senhor, nem nos desviar da Tua vontade.”

Santo Agostinho

Confissões - Santo Agostinho

“Ao dizer que atos viciosos contrários aos costumes humanos devem ser evitados,

nós levamos em conta a variação dos hábitos de comportamento, ou seja: a

convenção mutuamente concordada de uma cidade ou nação, confirmada pelo

costume ou pela lei. Nesse caso, qualquer pessoa que caia fora desse padrão

torna-se completamente inaceitável para a sociedade.”

Santo Agostinho

15 de março de 2010

Em busca de paz

Em meio a tantas lutas, tantos fracassos e tanto desânimo, em meio as correrias do dia a dia, algo se perde no meio do caminho e não nos damos conciência disso até que esse algo venha a fazer falta. Esse "algo" é a paz.

Tantos são os que acham que não precisam de paz, aquele que pisam em outras pessoas para subir na vida, aqueles que humilham e tratam com arrogância, esses não tem paz, e o que fazem para tentar não sentir falta dela é preencher cada segundo do dia, do mês, do ano e da vida com milhares e milhares de coisas. Pessoas assim não podem ficar um segundo sem fazer nada, pois se fizerem isso com toda certeza terão um grande peso na conciência que os atormentará...

Isto não é algo que vem de mim, o que digo é bíblico, os ímpios não tem paz.
Mas os ímpios não têm paz, diz o SENHOR. Isaías 48:22

Não conhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz. Isaías 59:8

Apenas os que andam com Deus podem ter paz, uma paz verdadeira, que vem justamente no momento em que deveríamos ser tomados pelo desespero...

O SENHOR dará força ao seu povo; o SENHOR abençoará o seu povo com paz. Salmos 29:11

Nos momentos de angústia, devemos sempre nos lembrar de nos apegar a Deus, pois apenas assim teremos paz.

Apega-te, pois, a ele, e tem paz, e assim te sobrevirá o bem. Jó 22:21

O QUE É CONVERSÃO? (Compartilhando) - By Rev. Caio Fábio

CONVERSÃO é não ter absolutamente nenhum outro ponto de vista que não venha do Evangelho.

CONVERSÃO é não ter nenhum outro ponto de partida que não parta do Evangelho.

CONVERSÃO é não ter nenhum outro chão para caminhar que não seja o do Evangelho.

CONVERSÃO é não almejar nenhum outro ponto de chegada que não seja o do Evangelho.

OU SEJA! CONVERSÃO é estar impregnada do Evangelho, dando razão a Deus todo dia, em um processo que pode ter começado um dia, mas que só terminará no Dia em que transformados de glória em glória nós nos tornarmos conforme a semelhança de Jesus.

CONVERSÃO é renovar a mente todo dia.

CONVERSÃO é discernir este século e não nos conformarmos com ele.

CONVERSÃO é ver o mundo no mundo, e ver “mundo” também no que se chama de “igreja”.

CONVERSÃO é chamar de mundo não necessariamente o ambiente fora das paredes eclesiásticas, e nem tampouco chamar de “Igreja” o ambiente dentro das paredes eclesiásticas.

CONVERSÃO é saber que mundo é um espírito, um pensamento, ou uma atitude que pode estar em qualquer lugar, e está freqüentemente nos concílios de um modo muito mais sofisticado do que está nos congressos políticos explicitamente definidores de política no mundo.

CONVERSÃO é manter a mente num estado de arrependimento constante, de metanóia, de mudança de mente, que por vezes acontece com dor e outras vezes só pela consciência que vai abraçando o entendimento e vai dando razão a Deus, e vai dando razão a Deus, e vai dando razão a Deus, e vai dizendo Deus tem razão. Sim! Conversão é crer que a Palavra tem razão sempre; e se ela tem razão eu quero conformar a minha vida conforme a verdade do Evangelho.

Caio Fábio