JESUS - O Senhor da Vinha !!!

JESUS - O Senhor da Vinha !!!

14 de fevereiro de 2010

“SINAIS DE MATURIDADE”

COMO ANDAM MEUS SINAIS?

A GENTE NÃO SABE AO CERTO QUANDO ELA CHEGA NEM COMO ELA SE INSTALA – TALVEZ PORQUE SEJA DE FORMA LENTA E QUASE IMPERCEPTÍVEL – MAS DE REPENTE A GENTE SE DA CONTA DA PRAZEROSA SENSAÇÃO DA MATURIDADE.

A PESSOA MADURA SENTE-SE MAIS LIVRE PARA EXPRESSAR PENSAMENTOS E SENTIMENTOS, DIZER A SUA VERDADE CALMA E MANSAMENTE. MUITAS VEZES OPTA POR NÃO DIZER NADA, AINDA QUE ESPEREM QUE ELA DIGA, E ISTO NÃO LHE CAUSA NENHUMA CULPA OU CONSTRANGIMENTO.

A PESSOA MADURA SENTE-SE CONTENTE CONSIGO MESMA, VALORIZA O LONGO TRAJETO JÁ PERCORRIDO E VERIFICA QUE TANTO AS VITÓRIAS QUANTO AS DERROTAS FORAM NESCESSÁRIAS PARA SEU CRESCIMENTO.

NÃO SE DESESPERA QUANDO A VIDA PARECE DAR UMA LONGA PAUSA E AGUARDA COM SERENIDADE E OTIMISMO AS NOVAS CIRCUNSTÂNCIAS AINDA NÃO CONFIGURADAS, A NIVÉL DE PERCEPÇÃO, NO CENÁRIO DE SUA EXISTÊNCIA.

A PESSOA MADURA DECIDIDAMENTE NÃO FAZ TIPO E SE LIBERTA DE VEZ DA IDÉIA:

- MAS O QUE VÃO PENSAR DE MIM?

APRENDE A DISTINGUIR VALORES ESSENCIAIS DOS VALORES SUPÉRFLUOS E DESCARTÁVEIS. SABE QUE ESTA ESTADIA, AQUI PELA TERRA, É BREVE DEMAIS PARA SER DESPERDIÇADA COM MAZELAS. OS SONHOS, PROJETOS E IDEAIS DE UMA PESSOA MADURA SÃO QUASE SEMPRE EXEQUÍVEIS.

CONTENTA-SE COM O QUE TEM, AJUSTA-SE DENTRO DO PRÓPRIO ORÇAMENTO, NÃO GASTA MAIS DO QUE GANHA (???????????????????????) E FAZ RENÚNCIS (DE FORMA SERENA) EM PROL DE SEU NÚCLEO FAMILIAR OU DE ALGUMA CAUSA QUE RESULTE NO BEM COMUM.

A PESSOA MADURA SE DESPOJA DOSMELINDRES, SE DESPE DOS PRECONCEITOS, DEIXA DE SER REATIVA PARA SER PRÓ-ATIVA.

APRENDE A GOSTAR DA PRÓPRIA COMPANHIA, EM ALGUNS MOMENTOS, TORNA-SE A MELHOR AMIGA DE SI MESMA DANDO AO PRÓPRIO “EU” OS CONTORNOS DO EQUILIBRIO, FACILITANDO O AMOR AO PRÓXIMO.

CONHECE SEUS PONTOS FORTES E FRACOS, SABE QUE NÃO TEM TODAS AS RESPOSTAS NEM É DONA DA VERDADE, MAS MANTÊM UM CÓDIGO SECRETO DE VERDADE E VALORES PRÓPRIOS QUE LHE PERMITEM NORTEAR-SE, DE FORMA POSITIVA, PELAS DIVERSAS CIRCUNSTÂNCIAS DA VIDA.

A PESSOA MADURA NÃO APARENTA SER. ELA É!

ELA É ALGUÉM QUE FEZ UM “CLEAN-UP”, PASSOU O “DESFRAGMENTADOR” NO SEU “DISCO RIGIDO” E DEU UM “DEL” EM CENTENAS DE ARQUIVOS INÚTEIS QUE ATRAVANCAVAM E EMPERRAVAM O LIVRE FLUXO DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA.

ELA É UMA PESSOA QUE ESTÁ EM PAZ CONSIGO MESMA.


Adaptação Rev. Lula Nicéas - Texto Psicologa Dra. Fatima Pinto